terça-feira, 24 de março de 2009

Quero ser jornalista de Moda

CONCURSO: EU QUERO SER JORNALISTA DE MODA


A Escola de Empreendedores - Moda e Negócios, que oferece cursos on-line na área de moda há 5 anos, lança o concurso cultural: “Eu quero ser Jornalista de Moda”. O vencedor receberá como prêmio um curso completo de Jornalismo de Moda. O curso é inteiramente on-line e pessoas de todo o Brasil podem participar.

Para se inscrever basta elaborar uma resposta com no máximo 500 caracteres respondendo a pergunta: Porque você quer ser Jornalista de Moda? A frase mais criativa e que demonstre vontade de seguir na carreira irá ganhar um curso de Jornalismo de Moda on-line, o mais novo curso oferecido pela Escola de Empreendedores – Moda e Negócios.

A resposta deve ser enviada até o dia 30/05/2009 para: concurso@escoladeempreendedores.com.br acompanhada de: nome completo, RG, data de nascimento, endereço completo, telefone e e-mail.

O resultado será divulgado no dia 08/06/2009.
Informações: contato@escoladeempreendedores.com.br

O curso de Jornalismo de Moda

O curso de Jornalismo de Moda da Escola de Empreendedores - Moda e Negócios tem duração de dois meses e é composto por oito aulas, uma por semana. A grande vantagem é que o aluno pode escolher o horário e o lugar para estudar. A professora fica a disposição resolvendo dúvidas por e-mail. A proposta é trazer uma visão completa de Jornalismo de Moda. Iniciando pelas diferenciações entre roupa, moda e estilo e pelos conceitos de comunicação e jornalismo, passando pelas peculiaridades do texto de moda, pelos editoriais e pela cobertura de desfiles, até a compreensão da análise e da crítica de moda. O curso fornece todas as informações necessárias para quem quer atuar como Jornalista de Moda. E não só o trabalho nos veículos de comunicação é abordado, um capítulo dedicado à assessoria de imprensa mostra o lado do jornalismo empresarial e dá o caminho das pedras para os profissionais de moda que querem estabelecer uma relação com a imprensa e ter suas criações noticiadas. O curso de destina a jornalistas interessados em moda, profissionais de moda interessados em jornalismo, estudantes e professores de Comunicação Social e de Moda, bem como de áreas afins, além de outras pessoas que tenham interesse em conhecer mais a área ou atuar nela.

A Professora: Angela Valiera


Atua na área de comunicação em moda desde 1998, quando iniciou como Colunista de Moda da Rádio CBN - Curitiba. Desde então, já prestou serviços como consultora e assessora de comunicação junto a mais de 30 empresas e entidades do segmento de moda em diversos estados. Entre elas, Campanha “O câncer de mama no alvo da moda”, Tecidos Santanense, Malwee Malhas, Eduardo Suppes para SPFW, Sindicalçados e Sindivest - MG.

Jornalista, Publicitária e Desenhista Industrial, Especialista em Moda e Comunicação (Universidade Anhembi Morumbi) e Docência (FGV). É docente em cursos de graduação e pós-graduação em Moda em instituições de ensino de MG e SC desde 2001.


O Programa do curso


Módulo 1 - A Moda Aula 1

- 1.1. O que é a moda? Entendendo a roupa, a indumentária, a moda e o estilo. - 1.2. Moda: reflexo da sociedade. - 1.3. Moda brasileira. - 1.4. Moda conceitual e moda comercial: a criatividade e o mercado. - 1.5. Alta costura e prêt-à-porter.


Módulo 2 - O Jornalismo Aula 2

- 2.1. Comunicação e jornalismo. - 2.2. O jornalismo, a imparcialidade, a interpretação e a opinião. - 2.3. Características da notícia e formas de reportá-la. - 2.4. Cada veículo um formato. - 2.5. A origem da notícia.


Módulo 3 - O Jornalismo de Moda Aula 3

- 3.1. O profissional Jornalista de Moda: competências e habilidades exigidas pelo mercado. - 3.2. Quando a moda é notícia: entendendo os processos da moda - 3.3. Qual o papel da imprensa no processo de adoção de uma nova moda? - 3.4. Biótipo de modelo.
Aula 4

- 4.1. Os elos da cadeia têxtil e suas características específicas na reportagem. - 4.2. O texto e a imagem no jornalismo de moda. - 4.3. Construindo matérias de moda em diferentes formatos. - 4.4. Editorial de moda.
Aula 5
- 5.1. As adaptações para cada perfil de público. - 5.2. Feminino - 5.3. Masculino - 5.4. Jovem, Teen e Tween
Aula 6

- 6.1. Informação x opinião. Conceito de crítica jornalística. - 6.2. Como fazer crítica jornalística de moda. - 6.3. O processo do desenvolvimento de produto e de coleção. - 6.4. Lançamento de coleção.
Aula 7

- 7.1. Cobertura de eventos. - 7.2. A cobertura de desfiles - 7.3. Muito além das passarelas. Os diversos tipos de eventos de moda.
Aula 8

- 8.1. Assessoria de imprensa no segmento de moda. - 8.2. Press-Release e press-kit de moda. - 8.3. Atuação da assessoria de imprensa nos desfiles.


Assessoria de Imprensa Angela Valiera - angela@escoladeempreendedores.com.br Laís Maciel (estagiária) - laís@escoladeempreendedores.com.br Fone: (11) 4195.6275 Cel.: (11) 7543.7565


3 comentários:

Su disse...

ameeei esse post... pq amo esse assunto....=)

tem selinho pra vc....bjinssss

MaRi MaSsArIoL disse...

Que bacana! Valeu mesmo pela dica!!!
=)

Lauren disse...

Amei a dica Fran! Vai ser interessante participar disso!
bjokasssss