terça-feira, 8 de julho de 2008

O que fazer com Moda ?!?

Olá guriaaas..

Essa pergunta costuma ser muito frequente quando uma pessoa não conhece tudo que esse imenso mundo contém!! Moda como todo mundo sabe é realmente um mundo bem fechado, até mesmo pra quem vive nele tem lá suas dificuldades, mas nada que não se ajeite né..
Bom, mas o que as pessoas sabem sobre moda, é que ou ela é estilista e cria as roupas que vemos as pessoas usando no dia à dia, ou que organiza aqueles fantásicos desfiles que a maioria olha e não entende nada.. haha é esse pessoal é muito engraçado, quando eu entrei para a faculdade tinha gente que me perguntava, você vai ser modelo? o que você vai fazer com isso? cara tu quer ser pobre?!
Olhaa que raiva que me dava, hoje em dia não ligo mais para esse povinho alienado do mundo que escolhe fazer Direito ou Adm por que ta na moda, todo mundo faz, e é o único campus que eles conhecem para se trabalhar.. Nada contra também hein, tenho mil amigos que fazem esses cursos, alguns por não saber o que querem e outros porque realmente curtem..enfim..
Mas para conhecer moda realmente, vai muito além de assistir desfiles e fazer algumas pesquisas na área, a gente só conhece mesmo, entende, e descobre o tanto de coisas que podemos fazer tendo esse curso, quando começamos a vivenciar aqueles dias na faculdade, correndo enloquecidamente pelos corredores apressada com os mil trabalhos dados, e quando começamos a ver que acontece muita coisa na área e ai começamos a ver vagas e áreas disponíveis neste setor, e a conviver com dias cansativos de uma longa semana de eventos que acontecem quase todo mês um diferente. Moda é incríveeel, mas as pessoas tem um grande preconceito e julgam como se quem faz moda é patricinha,burra,ou não tem noção do que quer pra vida, quem faz moda é só aquela pessoa que adora se “enfeitar”, mas para quem não sabe muito sobre o assunto, quem já pensou até em fazer uma faculdade de Design de Moda preste atenção, moda é incrível, mas não é assim tão fácil não, o glamour que vemos na televisão e nas revistas com aquelas modelos lindas e roupas fantásticas é fruto de um trabalho muito duro que não para nunca, é um suor e correria, poucas horas de sono, uma mente que não para de trabalhar e necessita de uma grande agilidade e pensamento extremamenteeeeeeee RÁPIDOO..afinal moda acho que é uma das únicas profissões que quanto mais você cresce mais você rala, e é um trabalho que ninguém pode fazer por você!
Há muitas áreas diferentes, mas todas elas se entrelaçam, pois uma precisa ter noção da outra, e a gente sempre acaba fazendo uma coisa ou outra de algum setor de moda sem ser o nosso. Então independente da especialização que deseja fazer o ideal é ter pelo menos um noção básica de cada área, isso ajudará muito no seu trabalho!
Agora então vou apresentar aqui 10 principais áreas que você pode trabalhar com moda, e assim pra quem ainda não conhecia já pode ir pensando no que deseja realmente fazer.
Esilista.
Um estilista rala pacaas, antes de criar ele define um tema para a coleção, faz pesquisas de formas,cores e materiais que serão usados e aprova a peça piloto. É muito importante que o estilisa tenha que em mente que ele está ali criando para uma imensidade de pessoas com gosto variados, mesmo não dando sempre apara agradar à todos,não podemos criar aquilo que só nós achamos incrível.
Gerente de Marketing.
Ele é o responsável pela imagem de uma marca. Quer dizer que, se o gerente de marketing acreditar que rock´n´roll é o que pega as meninas, toda a marca vai trabalhar para ter uma imagem bem roquinho. Para chegar a essa conclusão, ele deve estudar o consumidor que pretende atingir, analisar o mercado e, então, definir todas as estratégias de venda e comunicação com esse público. Para atuar nesta área não basta só a faculdade de moda, você pode fazer a faculdade de Marketing e se especializar em gestão ou negócios de moda.
Modelista.
Ela transforma os desenhos do estilista em peças prontas. Assim que termina a criação, o modelista define os materiais que serão utilizados e constrói a primeira peça (chamada de piloto) no papel ou num programa de computador. Depois da aprovação, ele adapta os modelos às mais variadas numerações. Apesaaaar do trabalho parecer menos glamouroso, o salário do modelista é geralmente maior do que o do estilista, e é uma das áreas mais carentes, modelistas boas são muito difíceis de se encontrar. Quem quiser ser modelista procure fazer faculdade de modelagem ou cursos livres depois da faculdade de moda.
Fotógrafo.
Ser fotógrafo de moda não se resume apenas em clicar modelos. Precisa ter conhecimento técnico, como iluminação, composição de imagem, técnicas de trabalho corporal e um bom diálogo com o modelo e com o cliente. É muito importante haver química entre todos os integrantes da equipe. O fotógrafo precisa estar sempre se atualizando, faz parte do seu trabalho ler livros, revistas e sites de moda, além de aprender a mexer no Photoshop. Cursos livres ou curso superior em fotografia já existente =)
Stylist e Produtor de Moda.
O stylist é quem dá a cara a coleção, uma peça criada pelo estilista dá para ser usada de muitas formas. Ele define qual é a maneira que tem mais a ver com a marca e com a coleção. Isso vale para desfiles, campanhas e editoriais de moda. Já o produtor realiza as idéias do stylist. Ele corre atrás das peças e de tudo que é necessário para deixar o resultado incrível. Fica responsável pelos objetos emprestados e deve ter boas relações com as marcas. Necessário ter uma boa base sobre história da moda e da arte.
Jornalista de Moda.
Ele pode escrever sobre tudo que tem relação com a área: produção de tecidos,desfiles,aspectos econômicos. Precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo pelo mundo e saber das tendências atuais, além de ter uma ampla bagagem sobre o que já foi tendência no passado para poder criticar e opinar. Pode trabalhar em jornal, revista e site, num programa de televisão ou como acessor de imprenssa. Existe especializações ou você pode começar fazendo a faculdade de jornalismo, mais cursos livres.
Engenheiro Têxtil.
Estampas lindas e tecidos que não amassam causam empolgação nos desfiles. Poucos sabem que antes do trabalho do estilista vem o do engenheiro têxtil. Sim, existe engenharia no mundo da moda. Esse profissional participa do processo de produção do tecido, desde o desenvolvimento do fio até o tingimento e acabamento. Ainda atua em engenharia industrial, manutenção, produção e controle de qualidade. Existe também a faculdade de Engenharia têxtil, ou pode-se fazer curso técnicos na área.
Figurinista.
Ela cria os looks que definem o estilo de um personagem ou de um apresentador, por exemplo. Atua em publicidade, cinema, teatro, novela e programas de televisão. É essencial muitas pesquisas em sites,revistas,blogs de moda tanto nacionais como internacionais. É importante estudar a história da moda saber sobre consultoria de imagem e além da faculdade de moda fazer uam especialização em figurino.
Consultor de Imagem.
Sabe aquela sensação de que “nada fica bem em mim” ? O Consultor de imagem é o tipo de “gurú” que surgiu para acabar com esse problema. Ele lida com todos os aspectos da imagem pessoal: tipo físico,cores,imagem profissional,etiqueta e linguagem corporal. Além de orientar, também ajuda o cliente a descobrir seu próprio estilo e ter mais auto-estima. Faculdade de moda mais cursos livres de consultoria de imagem.
Comprador de Moda.
Parece o trabalho dos sonhos (imagine passar o dia fazendo compras!), mas um comprador é mais que isso: ele escolhe e adquire o tecido mais legal para a nova coleção, a T-shirt que a multimarca deve vender e o zíper ideal para o jeans. Para isso, visita fornecedores e feiras de moda - sempre de olho nas novidades e no público da marca. Depois da faculdade de moda se especializar em negócios de moda e existem também agora cursos livres de comprador de moda.
P.S: Matéria do meu antigo blog!!! Quando fiz a matéria as leitoras do antigo blog adoraram, pois haviam muitas com interesse em fazer a faculdade de moda, mas não conheciam nada do mercado, então achei interessante colocar aqui também... o blog teve muitas mudanças, mesmo sendo uma matéria antiga, a dúvida ainda é atual e comum entre os estudantes, então acho que vai à pena repetir, e assim ajudar nossas leitoras =)
Beeijos.

8 comentários:

Tássia R. disse...

Ouxeeee
Jornalista de moda é a mesma coisa que stylist??? Gostei do post, mas tem alguma coisa estranha nessa parte...!!

Hum, tu estuda Design de Moda e quer ser jornalista de moda, eu estudo Jornalismo, tenho a mesma pretensão, mas vou fazer especialização na área depois :)

Você mora em que cidade?

Ah, eu vim aqui dizer que o post da tabelinha de música tá lá... hehehe
beijoo...

Tássia R. disse...

Agooooora!! já li e já to feliz hehehe :D

Eu moro em Gravatá - PE
Eu fazia artes plásticas sabe, mas aí eu tranquei e começei jornalismo agora, vou pro 2º ainda xD

Deve ser super legal morar no Rio *.*

Andrea disse...

Muito esclarecedor, para os iniciantes no mundo da moda. Blog muito legal. beijinhos
Andréa
Vanguarda - http://andreafialho.blogspot.com

Rayanne Luiza disse...

Oii, gente esse post foi tudo pra mim, mostrei pra minha mae, e ela agr nao enche mais tanto meu saco,haha
adorooo*--*

Anônimo disse...

Oie ! Eu adorei o Post ^^
Mais ainda tenho uma duvida....Eu queria saber mais sobre Aquelas pessoas que atuam nos eventos de moda as que produzem os eventos e tal ! Que faculdade eu posso fazer?! vale a pena?

BeijOs

Francielle da Maia disse...

Olá Anônimo..preciso do seu contato para lhe responder, se possível por favor me envie um e-mail para dúvidas como escrito na coluna ao lado.
Através do contato poderei lhe esclarecer todas as dúvidas.

Obrigada.
beijos.

Alice disse...

as blusas florecentes estão na moda??
e você acha elas bonitas??
e as listradas??


seu blog e muito legal
adorei

beijos!!!

FRANCILE disse...

NOSSA SEMPRE SONHEI EM SER UMA PESSOA DO MUNDO FASHION MAS AGORA QUE VOCÊ APARECEU NÃO GOSTO DO MUNDO DA MODA EU AMO EU ME ESPIRO EM VOCÊ NÃO DESISTA DA SUA CARREIRA LUTE PRA ELA SER MAIS FAMOSA DO QUE É

LINDA BEM
MAIS QUE LINDA
ASSINADO FRANCIELE