quinta-feira, 2 de outubro de 2008

MARKETING *

Oi pessoal, me pediram um tempinho já atrás para vir no blog e falar um pouco de marketing de moda, e eu nessa loucura que minha vida está onde mal está dando tempo de fazer as pesquisas para o blog me lembrei disso, e como amooo marketing de moda também, resolvi colocar a mão na mão 1 horinha do meu dia para colocar o assunto no blog, já que eu tenho livros que falam sobre e li à respeito.
Então vamos lá.

A palavra marketing vem do inglês. Sua origem é "market", mercado. Marketing não possui tradução direta para o português. O termo de sentido, mais aproximado seria "comercialização". Maerrketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtém aquiloque necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. Marketing vai além da simples compra e venda de produtos. Trata de um conjunto de técnicas utilizadas para melhor aproveitar as oportunidades surgidas no mercado, visando atender às necessidades e desejos, gerando satisfação aos compradores e lucro aos vendedores. O marketing começa atuar mesmo antes de um produto ser concebido, pesquisando as tendências de comportamento de segmentos do mercado, buscando criar produtos e serviços que satisfaçam as necessidades e desejos de cada segmento.

No entender do marketing, o consumidor é soberano. É ele quem escolhe os produtos, serviços ou mesmo idéias que irá adquirir e incorporar à sua vida. O consumidor possui liberdade de escolha. Portanto, uma das primeiras características do marketing é a observação minuciosa do comportamento consumidor. É a visão que o consumidor possui do mundo que definirá seus hábitos e decisões de compra.

A filosofia prega que o objetivo do homem é ser feliz, e traduz essa felicidade como "a busca pelo prazer e a fuga da dor". Em que a filosofia se relaciona com o marketing? justamente oferecendo o atendimento que, através de trocas (dinheiro por mercadorias ou serviços) o consumidor possa se aproximar do prazer ou se afastar da dor.

A postura filosófica da busca do prazer é chamada de hedonismo. Mas o que entendemos por prazer e por dor? E o que isso tem a ver com MODA? O isolamento social pode ser fator de frustação, portando dor. O consumidor de moda "aposenta" suas roupas e adquire outras por que as primeiras "saíram de moda" e passaram a representar um risco de ridicularização e conseqüente segregação social, é uma forma de prazer. Então, nosso mesmo consumidor compra roupas "da última moda" para que seja reconhecido como moderno, atualizado e outros predicados que lhe são positivos e causam prazer. O mesmo pode ser dito em relação à sedução, projeção de imagem pessoal, poder, e outros atributos.
Fonte: Livro Inventando moda (planejamento de coleção) - Doris Treptow.
Espero que tenham gostado do assunto, volto em breve e ai vou falar com vocês um pouco sobre produtos e marcas, tirado da mesma fonte rs.. não deu tempo de me aprofundar no assunto aqui com você, mas a gente pode retornar =)
Qualquer dúvida você podem me mandar, e assuntos para o blog também.
Beeeeeeeeeeijos.

10 comentários:

Rafa disse...

amei! gostei mesmo deste post!
bjo

Lauren disse...

Mto bom o post de hj! Estudei marketing e vi o qnto é necessário saber do goso do consumidor, esquecendo literalmente do nosso. Acaba se ligando a pesquisa de Moda devido ao objetivo de atrair o consumidor. é de fato fascinante este assunto. Estudo por horas!!
bjokasssss

Luciana disse...

Se eu gosteiiii eu ameiiii
Pq eu mesma pedi.

Aeeeee super-post!

Beijocas

Lu

Thiago disse...

Marketing é TUDO, independente do que se trata! Excelente post! E obrigado por ter gostado do meu texto no blog da Camila :)

Anna Oh! disse...

Legal ler isso, apesar de não manjar nda de moda.... lembrou mto a filosofia do Aristóteles, o conceito de felicidade. E tem Nietzsche aí no meio, com essa questão de domínio, soberania e tals.... isso tá presente na ideologia atual da nossa civilização.

Bjus

Amandinha disse...

Legal o post!
eu vi esse livro hoje acredita? na livraria do shopping, perto da onde eu gravei...
sentiu a sintonia ? hahaha
Adorei tbm o post da DTA, amooo, e a Natalia é liinda!

Beeijos e tem selinho pra vc lá!
;*

andrea disse...

Ameei. Conta mais. Fiz tb o curso, e adoro o assunto.bjs

Mariana Valente disse...

adorei o post, é sempre bom aprender um pouco sobre esses assuntos que não são da nossa area!!! amei!

linda, bom findi pra ti viu?
beijocas!

Cris disse...

Oi, Francielle! Como foi o findi?
Nossa, adorei, moda é tudo de bom mesmo, gostaria de poder comprar tudo o que eu acho legal. Sou bem básica, não costumo ousar muito, mas enlouqueço com as vitrines. Esses dias fui no shopping comprar um sapato preto para trabalhar, mas daí vc chega lá e vê sapato rosa, amarelo...e compra o pretinho básico de sempre. É triste, rsrsrsrss...mas eu chego lá, ainda compro um colorido, bem fashion, não sei onde vou usar, mas isso é assunto para outro post, né?
Bjs!!!

Caroline Rodrigues disse...

oieee
pow mtu legal o post!
e smp bom aprender coisas diferentes1 rsrsrsrsrsrsrs
bjusss
=]